segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Dígrafos e encontro consonantal

Dígrafos

É importante ressaltar que não se deve confundir consoantes e vogais (que são fonemas, ou seja, sons da fala) com letras (que são representações de fonemas). Note que em palavras como caRRo, paSSar, Chave, maLHo e galiNHa não há encontro consonantal, pois os conjuntos de letras RR, SS, CH, LH e NH representam uma só consoante. A esses grupos de letras que representam uma só consoante, dá-se o nome de dígrafos. Dígrafos, portanto, são representações, feitas por mais de uma letra, de uma única consoante. Incluem-se também entre os dígrafos as com binações de letras QU e GU antes de E e I, e, em alguns casos, SC, SÇ e XC.
OBS: Também não há encontro consonantal em palavras como caMPo e poNTo. Nesses casos, as letras M e N estão apenas marcando a nasalidade (cÃ-po e pÕ-to), não sendo consoantes.
Encontro consonantal

Encontro consonantal é o agrupamento de consoantes em um vocábulo, ou seja, é quando as consoantes aparecem juntas em um vocábulo, quando elas se “encontram”. A própria palavra “encontro” já apresenta vários encontros consonantais (eNCoNTRo). Merecem mais destaque na língua portuguesa os encontros consonantais em que a segunda consoante é /r/ ou /l/. Isso porque eles são muito comuns na língua portuguesa e porque não podem ser separados em sílabas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário