segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Encontros vocálicos

O encontro entre vogais em uma sílaba é chamado de encontro vocálico. No Português, existem três tipos de encontros vocálicos: os ditongos, o tritongos e os hiatos.

Ditongos

O ditongo é o encontro entre vogal e semivogal. Os ditongos podem ser crescentes ou decrescentes, orais ou nasais. Vamos dar uma olhada em cada um deles:
Ditongos crescentes
Ocorre um ditongo crescente toda vez que, em uma sílaba, temos o encontro de semivogal e vogal, necessariamente nessa ordem. São exemplos de ditongo crescente as palavras “sérIE”, “colégIO”, “ágUA”, “freqUEnte”.
Ditongos decrescentes
É o contrário do ditongo crescente, é quando temos o encontro de vogal e semivogal, necessariamente nessa ordem. São exemplos de ditongos crescentes as palavras “pAU”, “cAI”, “dEU”, “vIU”.
Ditongos nasais e orais
Do mesmo modo com que as vogais podem ser orais ou nasais (dependendo se elas se formam com o ar passando na cavidade oral, ou na cavidade nasal), os ditongos também podem ser orais ou nasais. Um exemplo de ditongo nasal é a palavra “pÃO” e um exemplo de ditongo oral é a palavra “pAI”.
Tritongos
Um tritongo é o encontro entre uma semivogal, uma vogal e outra semivogal, necessariamente nessa ordem. Os tritongos também podem ser classificados em orais ou nasais. Um exemplo de tritongo oral é a palavra “ParagUAI” e um de tritongo nasal é a palavra “sagUÃO”.
Hiatos
Um hiato é o encontro entre duas vogais. Repare que tanto nos tritongos como os ditongos o encontro de vogais e semivogais se dá na mesma sílaba. Com o hiato é diferente: as vogais que se encontram sempre vão estar em sílabas diferentes. Um exemplo clássico de hiato é a palavra “pAÍs”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário